Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Stachytarpheta monachinoi Moldenke EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 10-03-2014

Criterio: B1ab(i,ii,iii)+2ab(i,ii,iii)

Avaliador: Lucas Moraes

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: Danielli

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s): Fatima Regina G. Salimena


Justificativa

Espécie endêmica do estado de Minas Gerais (Salimena et al., 2013), é encontrada na região da Serra do Cabral, nas imediações dos municípios de Augusto de Lima, Buenópolis e Joaquim Felício (Salimena et al., 2009). Apresenta EOO de 115 km² e AOO estimada em 20 km², e está sujeita a três situações de ameaça considerando suas localidades de ocorrência. Restrita ao Cerrado, desenvolve-se em Campo Rupestre sobre solo arenoso, a cerca de 1.000 m de altitude (Atkins, 2005). A região da Serra do Cabral é um local com populações culturalmente extrativistas, cuja maioria vive em condições socioeconômicas precárias. Somados a essa realidade, são observados na região processos de degradação e uso inapropriado do solo e dos recursos hídricos, colocando em risco a manutenção dos recursos naturais (Azevedo et al., 2009). O município de Joaquim Felício tem parte de sua economia baseada na agricultura e pecuária, o que contribui para a supressão da vegetação nativa local (IBGE, 2013). Tais ameaças resultam em um declínio contínuo da EOO, AOO e qualidade do hábitat da espécie, o que indica uma necessidade de investimentos no controle e monitoramento destas, bem como a elaboração de planos de ação, a fim de evitar que o táxon figure em uma categoria de ameaça mais severa em um futuro próximo.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Stachytarpheta monachinoi Moldenke;

Família: Verbenaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Descrita em Phytologia 6: 328. 1958. Esta espécie é caracterizada por possuir corola com tubo longo (Atkins, 2005).

Distribuição

Endêmica, ocorre no estado de Minas Gerais (Salimena et al., 2013). Encontrada nos municípios de Augusto de Lima, Buenópolis e Joaquim Felício, na Serra do Cabral (Salimena et al., 2009).

Ecologia

Erva com cerca de 30 cm de altura, não ramificada; sistema subterrâneo desenvolvido. Folhas sésseis, lineares a elípticas, agudas no ápice, glabras. Flores com corola branca (Salimena et al., 2009). Ocorre em Cerrado, em Campo Rupestre sobre solo arenoso, a cerca de 1.000 m (Atkins, 2005).

Reprodução

Coletada com flores nos meses de agosto (J.M. Silva 5897), outubro (G. Hatschbach 69535) e novembro (G. Hatschbach 67231).

Ameaças

5.2 Gathering terrestrial plants
Incidência local
Severidade high
Detalhes A região da Serra do Cabral é um local com populações culturalmente extrativistas, na qual a maioria vive em condições sócio-econômicas precárias. Somado a essa realidade, são observados na região processos de degradação e uso inapropriado do solo e dos recursos hídricos, colocando em risco a manutenção dos recursos naturais (Azevedo et al., 2009).

2.2.2 Agro-industry plantations
Incidência local
Severidade high
Detalhes O município de Joaquim Felício possui parte de sua economia baseada na agricultura (IBGE, 2013).

2.3 Livestock farming & ranching
Incidência local
Severidade high
Detalhes O município de Joaquim Felício possui parte de sua economia baseada na pecuária (IBGE, 2013).

Referências

- SALIMENA, F.R.G.; THODE, V.; MULGURA, M.; O'LEARY, N.; FRANÇA, F.; SILVA, T.R.S. 2013. Verbenaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. (http://reflora.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB39640)

- SALIMENA, F.; FRANÇA, F.; SILVA, T.R.S. Verbenaceae. In: GIULIETTI, A.M.; RAPINI, A.; ANDRADE, M.J.G.; QUEIROZ, L.P.; SILVA, J.M.C. Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservaçao Internacional; Univesidade Estadual de Feira de Santana, 2009. p. 399-405.

- ATKINS, S. The genus Stachytarpheta (Verbenaceae) in Brazil. Kew Bulletin, v. 60, n. 2, p. 161-272, 2005.

- AZEVEDO, A.A.; GOULART, M.F.; SILVA, J.A.; VILHENA, C.F. Mosaico de Unidades de Conservação do Espinhaço: Alto Jequitinhonha – Serra do Cabral. Processo de criação e implementação. Instituto Biotrópicos, 2009. 55p.

- IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades@ - Joaquim Felício. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/xtras/perfil.php?codmun=313640&search=minas-gerais|joaquim-felicio>., 2013. Acessado em 10 set. 2013.

Como citar

CNCFlora. Stachytarpheta monachinoi in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Stachytarpheta monachinoi>. Acesso em .


Última edição por Lucas Moulton em 05/12/2014 - 17:20:56